domingo, 18 de novembro de 2012
PESQUISAS MOSTRAM QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS AJUDAM NO DESEMPENHO DOS ALUNOS
PLATAFORMA ONLINE- EDUCOPÉDIA
Na cidade do Rio de Janeiro as notas dos alunos de 19 escolas do município cresceram de 20% a 30% em relação às outras escolas municipais, depois que adotaram sistematicamente o uso da Educopédia, plataforma online de aulas digitais autoexplicativas, onde alunos e professores podem acessar a qualquer hora e lugar.
Christine Greenhow, pesquisadora da Universidade do Estado de Michigan, divulgou um recente trabalho: Tweetalfabetização - tuitar como uma nova prática de alfabetização,que comprovam que alunos que usam o twitter, são mais comprometidos e tem notas melhores. Em suas pesquisas contatou que: com tantos jovens utilizando as redes sociais, muitos aprendizados formais e informais acontecem e aproveitam a comunicação em tempo real para interagir com especialistas e professores. Como consequência suas notas se elevam.
PROGRAMAS QUE AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DISLEXIA
Um programa desenvolvido na Universisidade Estadual de Campinas (Unicamp) poderá ser um grande aliado na aprendizagem de crianças e adolescentes disléxicos. As atividades de manipulação de linguagem estimulam as pronúncias corretas das palavras, e as memórias visual e auditiva, consequentemente os alunos disléxicos terão melhoras no desempenho escolar. O software recebeu o nome de Programa de Remediação Fonológica (Prefon). O programa possui 11 atividades, entre elas jogos de identificação de fonemas (sons), palavras que rimam umas com as outras e construção de vocábulos que tenham sílabas parecidas. Foi realizada uma pesquisa para comprovar a eficácia dos exercícios na aprendizagem. Todos os estudantes disléxicos que usaram o programa apresentaram melhoras em todos os quesitos avaliados.
http://www3.tvcultura.com.br/educacaoemdia/?next=1
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,com-aulas-digitais-nota-sobe-ate-30-no-rio,959008,0.htm
http://porvir.org/porpensar/alunos-usam-twitter-sao-mais-comprometidos/20121101
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/10/aliado-contra-a-dislexia
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Boa tarde Erli:
ResponderExcluirGostei da notícia.Os alunos com dislexia precisam de muita ajuda, com certeza este programa irá auxiliá-los.A informática está presente no nosso cotidiano e a escola deve aproveitar esses recursos para melhorar a aprendizagem, todos só têm a ganhar.
Beijos e parabéns.
E ganham mesmo Laurimar,na aprendizagem e nos resultados, as pesquisas mostram isso!
ExcluirOi Erli,
ResponderExcluirMuito boa sua pesquisa. è preciso lembrar que embora os transtornos de aprendizagem deixem os alunos com a autoestima baixa, eles precisam saber que podem melhorar, segundo Quézia Bombonato, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP). “A criança não está condenada ao fracasso. O cérebro possui plasticidade, ou seja, tem a capacidade de se adaptar. É como se fosse pegando atalhos para cumprir uma função”, e nós educadores temos a responsabilidade de nos capacitar para explorar essa capacidade nos alunos. Muito bom parabéns. Abçs!
Parabéns pela reportagem, é bom saber que enquanto há pessoas que ainda excluem, há ferramentas que possibiltam novos caminhos!
ResponderExcluirComo é bom ver que a era digital está de acordo com a inclusão de todos não é mesmo Erli? Entretanto esse foco não deve se perder, pois seria o mesmo que nunca ter começado. É extremamente necessário que todos da sociedade, docentes,representantes do governo e muitos outros, tenham a consciência que esse trabalho é contínuo e de grande valia para essas pessoas que precisam se socializar, e quanto maior o investimento, melhor será a qualidade do processo. Parabéns pelo seu blog e um grande abraço!
ResponderExcluirParabéns pela criatividade, gostei muito das imagens de fundo. As informações são simples e claras. De forma bem objetiva você soube agrupar, na área de Educação, o rendimento dos alunos, a inclusão social e tecnológica e as interações construídas por meio de redes sociais.
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